Slider

[Before and After] "Dschinghis Khan"


O segundo "fascículo" do Before and After viaja até à antiga República Federal da Alemanha do final dos anos 70, mais concretamente 1979, quando os Dschinghis Khan representaram aquele país na primeira Eurovisão realizada em Israel.

Estávamos em 1979, quando a 'Cidade Santa' se preparava para receber o Festival Eurovisão da Canção 1979, numa edição que, só por se realizar em Israel, uma eterna zona de conflito, levantava preocupações.

Eis que a antiga República Federal da Alemanha anuncia que a sua entrada seria "Dschinghis Khan" defendida pelo grupo disco criado especialmente para o ESC com o mesmo nome. E 'boom' as polémicas aumentaram, uma vez que muitos dos países participantes, principalmente a França e o Reino Unido, se opunham vivamente à canção alemã, considerando-a uma afronta.

É preciso uma pequena lição de História para perceber o porquê... Dschinghis Khan, ou Genghis Khan em português, foi imperador da Mongólia no século XIII, um ditador político que invadiu vários estados independentes, incluindo o Império Chinês, fazendo as primeiras grandes chacinas étnicas da História Universal, uma vez que considerava a raça mongol como superior.

Ora, a Alemanha ia ao estado judeu com uma canção que defendia um ditador, invasor e assassino étnico, o que fez com que imediatamente fossem estabelecidos paralelismos com a História recente da Europa, uma 'autêntica ofensa'...

No entanto, "Dschinghis Khan" foi mesmo a Israel e ficou em 4.º lugar, o que fez com que o grupo, criado para uma participação na Eurovisão, se mantivesse em atividade durante vários anos, com sucessos internacionais como "Moscow", "Rome", "Mata Hari", "Rose Four María Magdalena" e "Olé Olé", período em que foram causadores de várias outras polémicas, que os levou mesmo a serem proibidos de entrar na União Soviética e de editar álbuns naquela federação.

Com a decadência do discosound, também os Dschinghis Khan começaram a perder força e terminaram a sua atividade em 1984. Eram compostos por Wolfgang Heichel, Henriette Heichel, Leslie Mándoki, Edina Pop, Louis Hendrik Potgieter e Steve Bender, os dois últimos já falecidos, Louis em 1993 vítima de SIDA, e Steve em 2006 vítima de cancro.

Recentemente os membros restantes dos Dschinghis Khan voltaram. Wolfgang Heichel, Henriette Heichel e Edina Pop fazem espetáculos e apresentações especiais, com um grupo de bailarinos que foi intitulado "The Legacy of Dschinghis Khan".

Em 2013, numa das suas aparições televisivas, interpretaram o seu grande sucesso de 1979, por isso, Before and After... "Dschinghis Khan"!


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /  Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeos: YOUTUBE-ESCPORTUGAL

2
( Hide )
  1. Anónimo08:54

    Por acaso acho piada a esta canção. Gostei logo dela na altura... Sim, ainda sou desse tempo...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:43

    Es+petacular esta rubrica

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.