Slider

Augusto Madureira: "Fui ameaçado pela RTP"

76
Depois de tornadas públicas por Augusto Madureira declarações que punham em evidência o mau relacionamento entre o autor da canção portuguesa e a RTP, eis que, no rescaldo da temporada eurovisiva, Augusto decide contar tudo aquilo que se passou em Oslo: "Fiquei boquiaberto quando o chefe da delegação me ameaça de agressão em termos que me escuso a reproduzir".

Augusto Madureira, autor de Há Dias Assim, a canção que se classificou em 18.º lugar no Festival Eurovisão da Canção, no sábado, em Oslo, confessa que houve momentos de tensão e conflito entre ele e o chefe da delegação da RTP, José Poiares. Augusto revela que foi "insultado e ameaçado" pelo responsável da estação pública.

Tudo começou uma semana depois da vitória de Filipa Azevedo, no Campo Pequeno, em Lisboa. "Tivemos encontros preparativos com a RTP. Desde muito cedo, uma das minhas preocupações junto da RTP era como promover externamente a canção, sabendo que a Eurovisão é uma máquina promocional altamente profissionalizada e megalómana. Um pouco... promover o nosso país lá fora. A segunda questão que me preocupava era... como é que a Filipa [Azevedo, intérprete da canção, de 18 anos], um grande talento mas ainda em início de carreira, iria ser preparada para um megapalco e centenas de jornalistas", relembra Augusto Madureira à NTV [revista Notícias TV].

"Muito rapidamente, o chefe da delegação da RTP para o festival disse-me que esses eram assuntos externos que não me diziam respeito e que só iria a Oslo como mero elemento de palco". Augusto recusou-se a assumir esse papel e promoveu a canção Há Dias Assim "às suas custas": financiou um videoclip para a canção; a ida e estada a uma festa pré-Eurovisão, na Holanda; e um remix do tema, "que todos os países fazem das suas canções". "Ao que me foi dito que estava a exceder as minhas funções e fui de novo colocado no meu lugar de elemento de palco. Tentei sempre ser o mais diplomata possível para que houvesse bom ambiente na delegação e engoli muitos sapos. Nunca esperei ser, nem pessoalmente nem como autor, tratado da maneira que fui. A única coisa que devo ter feito mal deve ter sido zelar pela canção que compus e que ia representar o meu país", diz.

Para além disso, "onze dias antes de partirmos para Oslo, a Filipa não tinha feito qualquer ensaio cénico. Não sabia como iria deslocar-se no palco, para além de ainda não ter roupa para a actuação. Eu próprio só experimentei a minha roupa pela primeira vez no hotel, em Oslo. Mas quando chamei a atenção para esses factos que me preocupavam foi-me dito que eu estava muito nervoso e que havia quem soubesse o que estava a fazer. E foi-me dito também que os ensaios serviam precisamente para ver o que se ia fazer. Ora havia 39 países. Eu duvido que algum país tenha chegado ao palco de Oslo sem ter feito o trabalho de casa. Isso mete-me pena", atira Augusto.

Em Oslo, o ambiente entre a comitiva portuguesa azedou. "Toda a gente tentou superar esse ambiente pesado, mas o ambiente não era o melhor porque já tinha havido uma troca de palavras por escrito bastante desagradáveis [entre si e Poiares]. Acontece que, como eu criei uma relação com a Filipa, pelos meses de trabalho por que passámos, todos os 'mas' ou 'ses' que a Filipa levantava eram entendidos como sendo o Augusto que estava a levantar problemas. E foi na sequência dessa presunção que eu fiquei boquiaberto quando na véspera do segundo ensaio, em Oslo, o chefe da delegação portuguesa me ameaça de agressão, em termos que eu me escuso a reproduzir, e se dirige a mim de forma insultuosa, como nunca ninguém me tinha falado e como ninguém merece ser tratado e como o autor de uma canção não merece ser tratado. Isso deixa-me muito triste".

Face a esta ameaça, Augusto ainda relatou o sucedido ao resto da comitiva. "Disseram-me para ter calma e que toda a gente tinha os seus feitios". A NTV sabe, inclusive, que Filipa Azevedo chegou a chorar por duas vezes na sequência das palavras do chefe da comitiva.

"Portugal só ganha quando quiser"
Augusto Madureira é da opinião que Portugal precisa de repensar a sua estratégia no festival europeu se quer começar a brilhar no certame. "Temos de levar o trabalho de casa muito bem feito e isso este ano não aconteceu. Há que perceber que, se calhar, temos de investir mais na promoção da canção. Ir lá para marcar presença anual e fazer disso parte do calendário televisivo nacional quanto a mim é muito pouco. A Alemanha queria ganhar o festival. Tinha mais de cem elementos creditados, nós éramos 16 pessoas".

O segredo passa também pela promoção. "Fazia ideia de que a Eurovisão era uma marca brutal, uma máquina poderosa financeira e de promoção. Não sei se terá havido mais alguma delegação que tenha chegado a Oslo com ensaios de palco por fazer e roupa por decidir, por exemplo. Portanto, Portugal só pode ganhar a Eurovisão quando quiser ganhar a Eurovisão", frisa o jornalista.

O problema poderá ter que ver com algum preconceito. "Portugal tem vergonha da música ligeira. Há música ligeira boa e má. Somos muito pequeninos, não porque sejamos maus, mas porque pensamos pequeno", conclui.

"Toda a gente ficou encantada com a Filipa"
Das duas semanas em Oslo são também muito boas recordações que ficam. O apoio dos fãs portugueses - e não só - ficou guardado na memória. "É uma sensação óptima estar no palco e ver uma maré de bandeiras portuguesas na plateia. E nas ruas, ter esse feedback, não só de portugueses, mas também de outras nacionalidades. É muito bom sermos acarinhados pelos outros intérpretes e compositores, com palavras sinceras", confessa o autor de Há Dias Assim. A intérprete portuguesa foi, inclusive, considerada uma das mais bem vestidas desta edição. "Toda a gente ficou encantada com a Filipa, com a personalidade simples e o talento dela", remata Augusto.

A Notícias TV contactou José Poiares, a fim de obter um comentário, que não atendeu o telefone até ao fecho desta edição.

Tão cedo... não volta a participar no Festival
Escassos dias depois de chegar a Lisboa, Augusto Madureira é peremptório quando afirma que tão cedo não volta a participar no Festival RTP da Canção: "Muito dificilmente. Tenho dose que chegue de Festival da Canção para os próximos anos, embora tenha sido muito interessante e humanamente muito enriquecedor", adianta. "Além disso, o chefe da delegação portuguesa disse-me que nunca se iria esquecer [da edição deste ano], presumindo, provavelmente, que eu estaria interessado em voltar ao festival e querendo, eventualmente, dizer com isso que o meu nome seria vetado", afirma Augusto. A experiência foi, no entanto, "fantástica". "Provavelmente, nunca se repetirá na minha vida, sobretudo não sendo eu músico. Conheci imensa gente. A Filipa [Azevedo] teve convites para gravar em vários países, eu tive convites para compor", diz. Recorde-se que, para além da canção deste ano, também no ano passado Augusto assinou um dos temas presentes no certame da RTP.


Fonte: Notícias TV, por Nuno Cardoso, n.º 125 de 4/6/2010 (transcrito) /Imagem: Filipa Azevedo @Facebook
76
( Hide )
  1. Folgo muito em saber que a RTP, que é a televisão pública do nosso país, e, como tal, deveria ter principal atenção e cuidado nas suas atitudes, trata assim quem nos representa.
    A forma como a estação "acarinha" as pessoas que participam no "Eurovision Song Contest" é, de facto, louvável - e obviamente que digo isto no tom mais irónico que conheço porque, pelo que posso constatar, o Festival Eurovisão da Canção não passa de uma palhaçada, para a RTP, e de um certame para encher a programação da estação durante 03 noites por ano.
    Choca-me, imenso, ver a ignorância e a falta de sensibilidade da estação pública e dos próprios governantes deste país. Mas será que ainda não se apercebem que uma participação forte e estruturada pode ser um passo importante para a divulgação do que é Português? São milhões os espectadores... mas será que esta gente não consegue ver isso?
    Nós não precisamos de pessoas que nos queiram fechar sobre nós próprios, isso já temos, até de mais, nós queremos pessoas que apostem, como deve de ser, neste programa e que nos façam trazer o troféu para casa.
    Todas as situações anteriormente referidas demonstram um total desinteresse e capacidade para assumir um cargo de chefia!!!
    E, acrescento, a RTP não ganha porque não quer!! É mais importante gastar milhões para transmitir fogos de futebol do que investir, nem que seja apenas uma vez, num programa que previligia a cultura, o nosso país, a nossa línguas, as nossas raízes... enfim, Portugal.
    Entristece-me, francamente, ter pessoas incompetentes à frente da nossa representação!!!
    Antes de terminar este "comment" só tenho duas palavras para descrever as situações descritas no artigo: VERGONHOSO E RIDÍCULO

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Augusto! É de portugueses assim que estamos a precisar!

    Tudo o que o Augusto disse é tão evidente que não vê quem não quer. Falta um verdadeiro projecto e um plano de marketing, sim senhor.
    Não é só uma questão de dinheiro... Sãos uns acomodados... Há muita falta de profissionalismo, sim!
    Bota cá pra fora! O Poaires que se Biiiiii!

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa pelos erros do "comment" anterior. O meu pc não me deixou fazer a correcção como deveria e enviei o comentário sem conseguir reler tudo!!
    De todas as formas, acho que conseguem entender a minha mensagem.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:51

    demissao ao poiaress chefe de delegacao augusto amdureira xD er aoptimo assim saberiamos k portugal ria la para ganhar

    ResponderEliminar
  5. Popper16:19

    Metam o Augusto no lugar do Poiares e depois vemos se Portugal ganha ou não o Eurovisão!

    ResponderEliminar
  6. Felisberto . Tristeberto16:19

    Enfim... Mas isto é novidade para alguém?

    "Eurovision? ahhh! Isso...! São as férias que a RTP nos paga!"

    Tenho dito...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:36

    sem palavras... a RTP anda a gozar com tudo e todos! Os portugueses gostam do festival e querem vencer! O Poiares que se demita e dê o lugar a alguém que tenha jeito e queira verdadeiramente o cargo pelo trabalho e não pelas férias... Ir pa Oslo sem nada preparado? Tão a gozar comigo! E se por acaso uma das roupas n servisse? Como faziam? Podem ser feitas por medida, mas pode acontecer... É uma vergonha! A RTP até devia estar agradecida ao Augusto! Todos pensavam que tinha sido a RTP a financiar o video, o remix, etc... afinal são bem mais forretas do que pensava... nem quero acreditar no que acabei de ler! Espero que para o ano tenham realmente aprendido a lição. 2010 foi o ano das polémicas em Portugal, começou no dia 6 de Março e hoje 4 de Junho ainda não encerramos o capítulo 2010! Vergonha! José Poiares, tás out!

    JL

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:36

    A RTP apressou-se a confirmar que vai representar Portugal no ESC...
    Isto quer dizer que, se não houver mobilização da opinião pública tudo ficará como até agora. Se os portugueses querem mesmo algo para tentar vencer, têm mesmo que "puxar o tapete" aos acomodados do FC e do ESC...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:38

    2010 Mai 23 Augusto Madureira
    "Fi-lo a título pessoal, como autor do tema, desde o videoclip à participação no Eurovision Party, na Holanda. Foram iniciativas pessoais que me deram imenso trabalho... mas não estou arrependido".

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18:06

    O Augusto fala que o segredo passa pela promoção. NADA MAIS ERRADO. a alenmanha este ano e a Noruega em 2009 fizeram ZERO de promocao, nem video-clip fizeram!!! Viu-se mesmo que nao valeu de nada ir ao ESC

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:09

    Gostava de saber quantos pontos Portugal conseguiu graças ao concerto que fez na Holanda. Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:10

    Nao entendi uma coisa: mas aquela coreografia merecia ter sido ensaiada quantos dias antes da partida?! E quantos dias antes ele queria ter vestido a fatiota?

    Por amor á santa: a RTP pode ter muitas culpas, mas as coisas que este senhor diz nao têm pés nem cabeça!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:13

    Acho piada o Madureira falar na promocao que leva a ganhar o ESC, nos ensaios que nao houveram antes da partida para Oslo, nas roupas que deviam ter sido vestidas tambem antes da partida... mas esqueceu-se que isto chama-se "Festival Eurovisão da CANCAO" e que o segredo passa por levar uma BOA CANCAO, inovadora e original. E levar uma boa canção compete aos musicos que concorreram ao FC, ou seja, a ele próprio.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:15

    Mas como isto é só uma vez por ano, as pessoas acabam por esquecer o que é uma pena. A verdade é que se nunca ganhámos a Eurovisão,foi porque a RTP nunca quis.
    E não é só esta notícia, já houve demissões na RTP porque afirmam que por mais de uma vez, a RTP pediu as juris dos outros países para não votarem em nós porque não queriam ganhar o festival.
    E não venham dizer que é pelo dinheiro porque um festival bem organizado dá vários mulhões de lucro, contudo dá muito trabalho. Mas se as pessoas recebem ordenados chorudos, que façam o seu trabalho. Se não o querem fazer, de certeza que há pessoas ansiosas por ocupar tais cargos.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18:53

    O madureira devia agradecer a todos os santos porque a sua canção passou à final e nao ficou em ultimo lugar! e isso graças aos novos arranjos do Fernando Martins e sobretudo graças á voz e presença inpecaveis da Filipa Azevedo.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo19:19

    de que estamos à espera? Que comecem já com os mails para a RTP/petição para levar o ESC para a SIC.

    W

    ResponderEliminar
  17. Popper20:16

    Isto de levar o ESC para uma Estação de TV Privada é possivel? É que sinceramente não sei mesmo! Já li isto em bastantes sitios e não sei até que ponto poderá isto acontecer...! Alguém informado no assunto que esclareça por favor...

    Mas que não era má ideia, lá isso não era!

    ResponderEliminar
  18. Marta22:01

    Eu já disse e repito! Agradeço à RTP os 40 e muitos anos, mas chega! Ela não é capaz de dar conta do serviço. ESC na Sic ou numa televisão que queira efectivamente ganhar!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo22:44

    Para próxima uma canção portuguesa, mas inglês na eurovisão.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:01

    De facto é possível uma estação como a SIC ou a TVI organizarem o Festival da Canção, para tal basta aderirem a EBU European Broadcasting Union. Uma boa ideia era se as três estações organizarem o FC em conjunto, ex 3 semi finais por cada canal, os apurados das três juntos em uma grande final. A grande final seria transmitida nas 3 est. num grande evento nacional. Ou a RTP teria de mudar drasticamente o processo de seleção das canções, talvez se fossem enviados convites aos grandes nomes da musica nacional, a comporem uma musica feita de propósito para o FC. Na final teríamos nomes como David Fonseca (ninguém me tira a ideia que ele é o mais indicado para representar Portugal), Rui Veloso, The Gift, Mariza, Xutos, Rita RedShoes, Dulce Pontes, Madredeus, Rodrigo Leão, Pedro Abrunhosa, Blind Zero, etc... O FC precisa de uma mudança drástica e radical no seu formato. Seria um bom tópico para o ESC Portugal. O que deve mudar no FC, ou que deve mudar na RTP?

    ResponderEliminar
  21. E pelo mais leve…
    Tom Dice não vos lembra João Pedro Pais?

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:15

    Mesmo que o ESC vai para a Sic ou tvi...acham que vao ganhar?
    Nunca...Portugal so precisa de uma musica bem escrita e com optimo ritimo..nada de baladinhas para dormir...esta cancao nao valeu para nada..e ainda vao dizer que ficaram satisfeitos pela pontuacao...isso é so para gozar...nunca gostei deste Augusto Madureira. nunca escreveu uma musica que eu gostei...e nunca vai conseguir...esta musica nunca deveria ir á ESC...mas emfim..muitos gostam der ver baladas de dormir...emfim

    ResponderEliminar
  23. Anónimo23:53

    Acabem com o Festival RTP da Canção. Fazem um favor ao país. Selecção interna JA.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo00:09

    Anónimo disse...
    Nao entendi uma coisa: mas aquela coreografia merecia ter sido ensaiada quantos dias antes da partida?! E quantos dias antes ele queria ter vestido a fatiota?

    Por amor á santa: a RTP pode ter muitas culpas, mas as coisas que este senhor diz nao têm pés nem cabeça!!
    ----------------------------------------------------------------------
    Em resposta ao comentário anterior só tenho uma coisa a dizer!
    A pessoa que o escreveu parece que ainda não percebeu o sucedido! A coreografia foi aquela, se é que lhe podemos falar em coreografia, porque a RTP não aceitou uma proposta do Augusto para uma apresentação em palco! Como é lógico não faltam razões a este senhor para se queixar! Ele fez tudo o que pode...e não fez mais porque a RTP o proibiu
    Será tão dificil perceber isto??

    ResponderEliminar
  25. Anónimo02:30

    Que vergonha. Ameaças de agressão em plena campanha em Oslo? A intérpetre a chorar num momento em q só se devia preocupar c a canção. Fatos por experimentar? Se não querem ganhar, pelo menos podiam deixar o amadorismo boçal e primário. Temos q lixar a RTP e, como fãs, promover a canção de todas as formas possíveis.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo05:22

    CHOCA-ME PESSOAS AQUI, NÃO PERCEBEREM QUE O AUGUSTO TEM MAIS QUE RAZÃO! ABRAM A PESTANA MINHA GENTE!

    E NÓS VAMOS FICAR PARADOS NÃO AGIMOS??????

    IDEIAS PA QUE ALGUMA COISA SE FACA???

    ResponderEliminar
  27. Anónimo11:17

    Oh anónimo das 12:09: Pois a coreografia estava EXCELENTE!!! Foi precisamente isso, mais a simpatia da Filipa, que a salvaram! O que querias? Circo no palco? Poupa-nos

    ResponderEliminar
  28. Anónimo11:48

    Mas todos ja sabem que a RTP so quer participar on festival para manter boa relacao com a EBU... Mas ganhar e organizar os ESC nao!!!!!!
    A primeira vez (que depois de varios anos) que surgiu uma dupla que poderia fazer algo por Portugal foi em 2008, com o Carlos e o Andrej, foi ai que os fans pensaram que seria possivel ganhar, a cancao passou a final pela primeira vez e se houvesse juri na final Portugal tinha ficado no top 5.... Por isso este ano quando a mesma dupla se apresentou com uma cancao forte e que os portugueses (grande parte) adoraram, a RTP ficou com medo que num ano de cancoes fracas Portugal podesse ganhar, por isso aconteceu o que aconteceu no Festival portugues.....enquanto o PPOIARES estiver como chef de delegacao portuguesa, nao havera ESC em POrtugal para ninguem....
    Paulo

    ResponderEliminar
  29. Anónimo12:51

    Portugal nunca vai ganhar se não cantar em ingLês, metam isso na cabeça.No ano passado a Noruega venceu com uma canção muito boa, bonita e em ingLês,só tem dois vizinhos,e a Alemanha venceu com uma canção em ingLês e inovadora,estas duas canções são um exito de vendas em vários Países.O sucesso está numa canção comercial e universal.Acordem.Isso não se faz Rtp,conflitos,Rtp é do Estado nós pagamos impostos.Queremos vencer como os outros Países querem ganhar. TEMOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL,PAVILHÃO ATLÂNTICO.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo13:50

    EUROVISAO = INGLES.
    Disso o Madureira nao falou.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo15:37

    "Acho piada o Madureira falar na promocao que leva a ganhar o ESC, nos ensaios que nao houveram antes da partida para Oslo, nas roupas que deviam ter sido vestidas tambem antes da partida... mas esqueceu-se que isto chama-se "Festival Eurovisão da CANCAO" e que o segredo passa por levar uma BOA CANCAO, inovadora e original. E levar uma boa canção compete aos musicos que concorreram ao FC, ou seja, a ele próprio."

    Sinceramente... Mais cegos são aqueles que não querem ver... Será que o sr. Poiares anda por aqui...?

    O tema que nos representou foi votado e escolhido! Não entendo o porquê de regressar à velha questão da escolha do tema!

    O cerne da questão é que A RTP, ATRAVÉS DO CARRASCO JOSÉ POIARES, NÃO QUEIS ACEITAR AS IDEIAS E SUGESTÕES TANTO DO AUGUSTO MADUREIRA, COMO DA FILIPA AZEVEDO! O sr. José Poiares é um antipático e nada acessível. É a opinião de quem já esteve a cobrir o FC.

    FORÇA AUGUSTO, FORÇA FILIPA! QUANTO À RTP... NÃO GASTEM MAIS O DINHEIRO DO ERÁRIO PÚBLICO, TENDO COMO ÚNICO PROPÓSITO "PARTICIPAR"! CAMBADA DE IMBECIS... TENHAM VERGONHA NA **** DA CARA!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo21:32

    O madureira tem de estar muito contente por ter passado à final com uma balada vulgar. Ele que agradeça a todos os ceus a excelente voz da filipa e os excelentes planos de camara

    ResponderEliminar
  33. Anónimo08:37

    Eu não compreendo, porque é que os grupos portugueses e cantores de sucesso da actualidade, não concorrem ao festival da canção em Portugal, para participar na Eurovisão.Os outros Países também levam cantores de sucesso do seu país,com discos de platina,como foi o caso da Grecia e não só,além de participar cantores de idolos operação triunfo, etc.Em Portugal podia participar The gift,blind zero,Mariza pedro Abrunhosa,David Fonseca,TonY carrera,etc. Na eurovisão,Estes cantores normalmente ganham e ficam em boas posições.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo09:00

    Eurovisão=Muito boa música,muito boa canção,muito boa letra, ,inovação,original,boa voz e bonita e boa interprete,cantar bem inglês,em inglês para vencer.Pode cantar em português e tentar vencer,mas acho que só consegue em inglês. Canção Comercial e Universal,mexida,balada,rocketc.Fazer promoção nos outros países.Há Países que venceram e não fizeram promoção.Mas o melhor é fazer tudo para vencer,promoção.Ex buraca som sistema,the gift,xutos e ponta pés,david fonseca,etc

    ResponderEliminar
  35. Anónimo09:11

    Sr Poiares da RTP não deve gostar dos jornalistas da SIC.Porque é que não deixou o Madureira fazer promoção da canção da Filipa.Poiares RUA.Queremos Vencer a Eurovisão.Senão o festival da canção vai para SIC ou para TVI.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo13:48

    Acabem com o festival da canção DE UMA VEZ!! ESTAMOS FARTOS DE AMADORES!! Queremos profissionais e Portugal tem-nos! Tudo o q disseram e fizerem contra a RTP, o Poiares, o Madureira... é tudo faz de conta! Porque o que aconteceu de facto É QUE ESTAMOS A LIDAR COM AMADORES DA MUSICA, tanto do lado do composer, como do lado da RTP.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo17:51

    É um escandolo o Madureira ver a roupa que ia vestir no próprio dia do festival, no hotel,e a Filipa viu o vestido na semana que esteve em Oslo.E se eles tivessem engordado,que vergonha.Poiares rua,RTP rua,se isto for verdade, que em anos passados, RTP pediu a júris de outros Países para não votarem em Portugal.Queremos vencer.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo19:08

    PARA MIM QUEM DEVIA TER GANHO A EUROVISÃO ERA A ROMÉNIA.
    A ALEMANHA GANHOU? MAS QUE MERKEL É ESTA?

    ResponderEliminar
  39. Anónimo19:44

    RELATIVAMENTE À PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NA EUROVISÃO, DEPOIS DE TER LIDO AQUILO QUE O SR AUGUSTO MADUREIRA REVELOU, TENHO QUE DIZER QUE FOI PATÉTICA.
    COMO É POSSÍVEL TERMOS GENTES COMO O SENHOR "POIOARES" A REPRESENTAR-NOS DESTA FORMA, AMADORA E MEDÍOCRE.
    DE FACTO NÃO SÃO OS OUTROS PAÍSES QUE NOS PÕEM PEQUENINOS MAS SIM NÓS PRÓPRIOS.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo19:54

    A noticia já esta divulgada na maioria dos sites internacionais á excepção do ESCTODAY.
    Boa Madureira

    ResponderEliminar
  41. Anónimo20:37

    AHAHAHAHA!!! Porque é que ele queria vestir a roupa antes de ir para Oslo?!? isto chama-se INVENTAR PROBLEMAS ONDE ELES NAO EXISTEM

    ResponderEliminar
  42. Anónimo21:55

    QUERIA ESCOLHER A SUA ROUPA O MADUREIRA,E A FILIPA TAMBÉM DEVIA ESCOLHER A SUA ROUPA AO SEU GOSTO,TINHAM QUE TIRAR MEDIDAS.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo23:00

    Eu não sei como as coisas se passaram, claro, mas não me custa acreditar que esse Poiares é mais um desses incompetentes com tacho que nós pagamos principescamente. É apenas mais um medíocre bem pago, mais um chico-esperto de sucesso, em suma um português verdadeiro. Por isso, não percebo para que o povo se anima tanto com os festivais, selecções, etc.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo00:13

    A ALEMANHA GANHOU COM UMA CANTORA A CANTAR EM INGLÊS E COM SOTAQUE ALEMÃO UMA CANÇÃO BOA PARA AS INSÓNIAS.
    DIZIA A CANTORA ALEMÃ, DEPOIS DE CANTAR PELA PRIMEIRA VEZ QUE NÃO SE PREOCUPAVA EM VENCER. PORQUE SERIA? ESTARIA TUDO........ ARRANJADO?

    ResponderEliminar
  45. Anónimo01:15

    Realmente é uma massada saber que roupa ir vestir na propria semana do festival. QU`HORROR! Eu nao sei como é que este Sr. Madureira, que meio Campo Piqueno assobiou na noite do festival da canção, bem, dizia eu, não sei como é que ele nao teve uma depressão!! Pois eu EXIGIA à RTP ver a roupa dois meses antes para me pôr todos os dias em frente ao espelho a cantar, com os trapinhos vestidos, e a imaginar-me MA-RA-VI-LHO-SA no palco da Eurovisão! E exigia tembem à RTP que, em conjunto com a roupa, mandasse entregar à minha habitação, uma ventoinha! SIM, porque eu AMO de paixao cantar com os cavelos ao vento! Por isso, acho muito bem que agora, passadas as noites mal dormidas no Euroclub, ah desculpem, as noites mal dormidas a estudar as partituras, e chegado a Lisboa, ele tenha ido desabafar as mágoas para as revistas. Tambem acho muito mal a RTP nao ter deixado o piqueno, mas a quiduxa da Felipa, irem de promocao por essa Europa afora! No fundo, é isso que faz ganhar as Eurovisões todas! Viagens, viagens e mais viagens! Mas, se eu tivesse sabido desta nega antes, eu tinha pedido uma ajudita à querida da irmã da Maria de Medeiros, que de certeza que a Sra Deputada arranjaria um concerto no Metro de Paris.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo11:31

    SR POIOARES A ANTIGUIDADE É UM POSTO NÃO É?
    INFELIZMENTE PORTUGAL ESTÁ CHEIO DESTES TIRANETES QUE SUFOCAM QUALQUER TIPO DE DESENVOLVIMENTO PARA O PAÍS.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo12:02

    Uma tristeza...

    ResponderEliminar
  48. Anónimo12:21

    Sr poiares gosta muito do seu tacho,é um incompetente,não queria que um jornalista da SIC vencesse o Festival da eurovisão,por Portugal,mas se ele concorreu ao festival da canção de Portugal, e venceu pelos votos dos júris de todo Portugal e ficou em 4 ou 5 lugar pelo voto do público, tinha que aceitar.Agora não responder às dúvidas da filipa, que a rapariguinha até chorou e não deixar o Madureira fazer promoção da canção pela europa fora, os ensaios antes de partir para OSlo e não cantar em inglês, e não saberem que vestuário iam usar, é uma vegonha,mostra falta de cultura.É para isto que os Portugueses pagam impostos,Muitos Portugueses gostam da eurovisão,e querem vencer a eurovisão,já com 40 e tal anos e nunca venceu.É um escandolo,se isto for verdade, se a RTp, em anos anteriores, pediu a júris de outros Países para não votar em Portugal.Andam a brincar com a gente da minha terra, Portugal e com os emigrantes.Rua Poiares E RTP.

    ResponderEliminar
  49. Anónimo12:24

    PARA MIM QUEM DEVIA VENCER ERA ROMÉNIA,OU BÉLGICA.TAMBÉM GOSTEI DA FRANÇA E PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo14:58

    Sabem há quantos anos o Poiares é chefe de delegação de Portugal? Eu respondo: desde 2007, precisamente a partir do momento que Portugal comecou a dar nas vistas no ESC.

    ResponderEliminar
  51. Anónimo17:26

    “PORTUGAL COMEÇOU A DAR NAS VISTAS NO ESC”?

    Até parece que alguma vez Portugal esteve a lutar para ganhar! Como se atrevem a ver algo de positivo nos “pacóvios” ocidentais! Para todos, o País simpático, insignificante e inofensivo, que nem sequer se dignou a chegar aos calcanhares do ocidente. O único país ocidental que nunca ganhou o ESC. A vergonha da Europa, o Norte de África!

    Se o Poiares não é o responsável, ele que se explique! Mas não venha com a “falta disto e daquilo”. “Falta de meios”, “falta de audiência”, “falta de canções”, nem mesmo “falta de orientação estratégica”. São poucas as estações públicas no ocidente que se podem dar ao luxo de ter a autonomia que a RTP tem. Tem tudo, mesmo tudo, até a “carta-branca” do Governo e dos contribuintes.

    A RTP é, e sempre foi, incompetente e criminosa em relação ao ESC. Lastimo tanto que os incompetentes exibam o substantivo “PORTUGAL” e que ostentem a “BANDEIRA NACIONAL”, porque não merecem vangloriar-se do verde da nossa esperança nem do vermelho do nosso sangue, da nossa alegria e da nossa vontade de vencer.

    ResponderEliminar
  52. Anónimo18:04

    Portugal Comecou a dar nas vistas no ESC a apartir de 2007 com Poiares,não me façam rir,na Eurovisão ficou em 2008 em 13 lugar,em 2009 em 15,em 2010 em 18 em 25 países na final.Nunca nos 10 primeiros lugares ou 5 primeiros lugares.Nunca venceu.

    ResponderEliminar
  53. Anónimo18:19

    Portugal ficou nestas posições à custa dos emigrantes e dos votos da Espanha.Nos programas praça de alegria e Portugal no coração e na semi final,diziam e mandavam os emigrantes votarem,andam a brincar com os emigrantes e com os portugueses. Se isto for verdade,dizem na Eurovisão que não têm dinheiro para organizar a Eurovisão em Portugal,que vergonha.A RTP não é do Estado?Queremos vencer.

    ResponderEliminar
  54. Anónimo18:51

    Depois de ler a maioria destes comentarios, fico a sensação que a maioria dos que escreve aqui são putos e/ou sem nadinha na cabeça

    ResponderEliminar
  55. Anónimo19:43

    EU DEVO DIZER QUE O FESTIVAL DA EUROVISÃO JÁ PERDEU O NORTE HÁ MUITO TEMPO.
    DESDE QUE COMEÇARAM A GANHAR NORUEGUESES, EM QUE A MÚSICA ERA 95% VIOLINO E FINLANDESES MASCARADOS ("LORDI") DEIXEI DE ACREDITAR NO BOM GOSTO MUSICAL DA EUROPA.

    ResponderEliminar
  56. Anónimo21:13

    “BOM GOSTO MUSICAL”?
    QUAL NORTE?
    PUTOS?

    “A Eurovisão é uma máquina promocional altamente profissionalizada e megalómana”.
    “Uma marca brutal, uma máquina poderosa financeira e de promoção”.
    “Temos de investir mais na promoção da canção. Ir lá para marcar presença anual e fazer disso parte do calendário televisivo nacional quanto a mim é muito pouco”.
    “Portugal só pode ganhar a Eurovisão quando quiser ganhar”.
    “Duvido que algum país tenha chegado ao palco de Oslo sem ter feito o trabalho de casa”.
    “Filipa Azevedo chegou a chorar por duas vezes na sequência das palavras do chefe da comitiva”.

    LEU A PEÇA? QUEM É O BURRO?
    50 ANOS NÃO CHEGAM PARA A RTP APRENDER?
    OU OS BURROS SOMOS NÓS?

    ResponderEliminar
  57. Anónimo23:39

    Quem é que faz/escreve/compõe canções? É a RTP? Ou serão os musicos portugueses, como e o caso do Madureira?

    Isto chama-se DESCULPAS ESFARRAPADAS da parte do Madureira, e só quem é BURRO é que não vê

    Ele sabia, porque estava na cara, que nao ia ficar bem classificado, lembrava-se que tinha sido vaiado no Campo Pequeno, ignorado por toda a imprensa portuguesa..., e então toca a CASCAR no canal concorrente, ou seja, na RTP, e dar desculpas tao nojentas de "eu nem sabia que roupa eu ia vestir" e "nem me deixaram fazer promocao". Só mesmo os fans ceguinhos é que engoliram esta história.

    ResponderEliminar
  58. Vamos lá tentar pôr os pontos nos i's. Em primeiro lugar, há dois "Portuguais" na História da Eurovisão. Temos aquele pré-1996 e aquele pós 1996 (até diria pós 2000). Antes tínhamos músicas que em termos de composição musical eram de alta qualidade com bons cantores (salvas algumas excepções por aqui e por ali). A partir de 2000 o que aonceteceu foi o seguinte: a ESC passou a ser mais comcercial e mais virada para o processo de marketing. A criação do logo em 2004 foi um exemplo disso. A RTP, a partir de 2000 continuou com o mesmo: apesar de músicas que podemos considerar bonitas (excepto as fatídicas dos anos 2004 e 2005), não acompanhou o processo evolutivo da ESC.

    Por muito que a música deste ano não tenha sida das melhores que levamos, é concerteza uma das melhores do festival! Se a Alemanha venceu com aquele "track" monotónico então Portugal seria um best-off do ESC se houvesse bom senso no televoto. Por isso, o Madureira não deixa de ter um ponto verdadeiro: A RTP faz apenas o básicos dos básicos no que toca à Eurovisão. Se me perguntarem se é possível vencer um ano o Festival, a resposta é SIM! O de 2011? Absolutamente. Mas tem que começar imediatamente a remodelar a sua visão sobre a Eurovisão que é tudo menos Euro. Pensar em grande: claro em primeiro lugar um óptima composição musical. Podem cantar em inglês, japonês ou até em código morse. Mas logo uma composição musical de ficar boquiaberto seria óptimo. E depois o resto e tudo trabalho de casa: promoção, clipes, internet, youtube, facebooks e tal... O que falta à RTP é isso: pensar em grande. E já se anda a notar nos outros sites, que o facto da RTP não ganhar ou não obter um bom resultado não se deve á falta de sorte mas sim à falta de vontade. E já começa a meter NOJO!!!!

    ResponderEliminar
  59. Anónimo15:55

    Eu acho que o festival da Eurovisão foi sempre comercial antes ganhava a Suécia com os Abba que cantaram em inglês.Depois a Irlanda que cantava em inglês.Agora quem vota em Portugal são os emigrantes ia a Espanha,basta ver os países que votam em portugal que teem uma grande comunidade de emigrantes portugueses Alemanha,frança, Suiça.E a RTP manda os emigrantes votarem em portugal e no sábado há mais audiência do que a semi-final.

    ResponderEliminar
  60. Popper16:46

    Apenas uma coisa: "BURAKA SOM SISTEMA" Ponham-nos lá com um tema base bastante original e vão ver a coisa andar prá frente! ahhh e o trabalho de cameras TEM DE SER BEM FEITO porque este, francamente...

    ResponderEliminar
  61. Anónimo17:59

    Popper: ja disseram atras que se deve partir para a Selecção Interna, e deixar o fstival da canção. Eu tb concordo

    ResponderEliminar
  62. Anónimo19:57

    SOFIA DISSE QUE OS SEUS AMIGOS FÃS DE PORTUGAL QUE ACOMPANHARAM A COMITIVA PORTUGUESA A OSLO, OUVIRAM A EBU A PERGUNTAR AO RESPONSAVEL DA RTP SE GANHASSE A EUROVISÃO, ESTAVA DISPOSTO A ORGANIZAR O FESTIVAL E SE TINHAM CONDIÇÕES FINANCEIRAS.E A RTP FEZ CARA FEIA. DISSE QUE NÃO,NÃO QUER TRABALHO E DESPONIBILIZAR O DINHEIRO OU NÃO TEM DINHEIRO.SOFIA TAMBÉM ACOMPAHOU A COMITIVA EM 2008 E DISSE QUE A RTP FICOU CHEIO DE MEDO QUANDO PORTUGAL FICOU EM 2ºNA SEMI-FINAL.A RTP NÃO QUER VENCER A EUROVISÃO SÓ QUER TER AUDIÊNCIAS TELEVISIVAS.QUE VERGONHA.SE ISTO FOR VERDADE.

    ResponderEliminar
  63. Anónimo21:58

    A SER VERDADE ISTO DE A RTP NÃO QUERER ORGANIZAR O FESTIVAL EUROVISÃO, EM CASO DE VITÓRIA LUSA, SÓ ME APRAZ DIZER UMA COISA, DEIXEM DE ENVIAR CANTIGAS PORTUGUESAS. POIS FICA MAIS BARATO E O DINHEIRO QUE SE POUPA PODERÁ DAR JEITINHO NO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DOS NOSSOS "POBRES" E "IMENSAMENTE COMPETENTES" GESTORES.

    ResponderEliminar
  64. Anónimo01:08

    "Sabem há quantos anos o Poiares é chefe de delegação de Portugal? Eu respondo: desde 2007..."

    MENTIRA! O Sr. Poiares é chefe da delegação pelo menos desde 2006, aquando das saudosas NonStop!

    ResponderEliminar
  65. Anónimo11:40

    Bem.

    Pela positiva, o Madureira pelo menos não volta a apresentar mais nenhuma "composição" no festival. Mais uma baladona sem sal das que ele escreve, não, obrigado.

    Pela negativa, o Poiares volta a revelar-se um senhor com pouco nível para estar à frente da delegação portuguesa.

    ResponderEliminar
  66. Como é possível tanta cegueira?

    Selecção interna? Artistas? Já viram os belos resultados que isso tem dado? Acham mesmo que há alguém com nome na música e no seu perfeito juízo, que se preste a ficar debaixo das patas duma velha avestruz, com cataratas? Querem ver Portugal outra vez agraciado com o “Barbara Dex Award”?

    Eu dispenso! Há que abater a velha avestruz e limpar os seus excrementos. A carne é rija, não presta. Quanto muito dá para aproveitar o ovo e recomeçar com uma jovem cria plena de visão.

    A avestruz diverte-se com a nossa cegueira…
    O povo é quem mais ordena… mas é preciso ter um certo olho.

    ResponderEliminar
  67. Anónimo14:39

    As saudosas NonSTOP cantaram em português e depois tinham o refrão em inglês ou cantavam metade em inglês,o que é horrivel.Por isso ficaram quase na última posição.

    ResponderEliminar
  68. Anónimo15:06

    Anonima das 1:08@ em 2006 o chefe da delegação era Nuno Figueira. Diversos membros da OGAE tiveram problemas com ele, pois ele nao entregou as acreditações a tempo, deixando diversos fans à porta da arena, sem poder ver os ensaios

    ResponderEliminar
  69. Anónimo15:08

    Dionísio@ tem noção das coisas ridiculas que diz? tenho a certeza que, se tivesse que dar a cara, não dizia 10% das babuzeiras que diz.

    ResponderEliminar
  70. Anónimo14:15

    DIONISIO TEMOS BONS ARTISTAS EM PORTUGAL E NÃO GANHAVAM O PRÉMIO DE BARBARA DEX AWARD,É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA.NOS OUTROS PAÍSES PARTICIPAM ARTISTAS E FICAM EM BOAS POSIÇÕES ATÉ VENCEM A EUROVISÃO,COMO FOI O CASO DA RÚSSIA EM 2008.QUE TAL OS BURAKA SOM SISTEMA E OS DE GIFT.

    ResponderEliminar
  71. Anónimo 3:08 PM:
    Os comentários, "babuzeiras" ou não, são opiniões pessoais. E ainda bem que não são todas iguais. Não se enerve, ignore as "babuzeiras" e continue com as suas convicções, que merecem o meu respeito também. É como se antes de cada frase de cada um estivesse escrito “eu acho que” ou “na minha opinião”.

    Anónimo 3:08 PM
    Concordo plenamente consigo, Portugal está cheio de artistas que não se prestariam a papéis típicos do “Barbara Dex Award”. É um País riquíssimo na música porque bebe as melhores influências rítmicas de todo o mundo. O problema não está na falta de artistas, está no descrédito do FC e do ESC e da RTP que afasta os melhores. Sei que muitos acham que esta ideia é um absurdo... Além da riqueza do nosso fado e da influência da pop, do rock, do jazz, do rap e de outros estilos, da singularidade da nossa música folk tradicional, temos no sangue ritmos latinos, africanos, indianos, árabes… Ora, “BURAKA SOM SISTEMA” E “THE GIFT” são artistas que respiram a fusão de algumas dessas influências, e se associados a um bom projecto de visão internacional, constituiriam boas opções para a Eurovisão. Mas apostaria primeiro naquilo que a Eurovisão espera de nós, que são coisas do tipo fusão entre “Projecto Amália Hoje” e coisinhas mais levezinhas, tipo “Meu coração não tem cor”, Lúcia Moniz. Não investiria em inspirações instrumentais balcânicas, porque acho que ninguém espera isso de Portugal, e fica-nos artificial por não estar no nosso “sangue”. As nossas influências estão em África (negra e árabe), no Oriente e na América Latina e claro no Ocidente. É só assumir as nossas influências, fazer bem aquilo já sabemos fazer e fugir das semelhanças. E, a fusão de ritmos ocidentais, com latinos, africanos e orientais até está na moda… já estou a imaginar no ESC2011 uma chuva de fusões destas a representar países como o Azerbaijão ou a Arménia… ou mesmo a Alemanha. Viram o concerto de ontem na África do Sul? Qual é o País Ocidental que tem isso tudo? PORTUGAL. Nos outros é lindo, em Portugal não presta… Triste sina, Portugal é pioneiro, mas deixa os outros ganharem primeiro.

    ResponderEliminar
  72. Anónimo20:15

    PROJECTO AMALIA HOJE EXCELENTE CANÇÃO SOLEDAD E OS DEOLINDA SERIAM BOAS ESCOLHAS,TAMBÉM.PARA EUROVISÃO.E TEMOS DITO.CONCORDO TAMBÉM.NÃO COMPREENDO A ATITUDE DA RTP ANDAM A BRINCAR COM O PESSOAL.

    ResponderEliminar
  73. Anónimo22:06

    PARA QUEM GOSTOU COMO EU DA MÚSICA CANTADA PELA CANTORA ROMENA "PAULA SELING" NA EUROVISÃO VEJAM A MÚSICA "BELIEVE".
    FANTÁSTICA CANTORA, ESTA GATA. A EUROVISÃO NÃO DEU A VITÓRIA A QUEM MERECIA, MAS PELO MENOS SERVIU PARA ALGUMA COISA, REVELOU UMA BOA PROFISSIONAL.

    PIRRO

    ResponderEliminar
  74. Anónimo14:58

    ESTAS DUAS MÚSICAS SÃO MUITO GIRAS,ROMÉNIA DEVIA SER A VENCEDORA.VOCÊS GOSTAM DE MÚSICAS INGLESAS CANTADAS POR OUTROS PAÍSES.E NÃO GOSTAM QUE PORTUGAL CANTE EM INGLÊS.ISTO NÃO SE PERCEBE!

    ResponderEliminar
  75. Anónimo22:12

    NÃO ME IMPORTO QUE PORTUGAL CANTE EM INGLÊS. DESDE QUE CANTE EM TERMOS.
    QUANDO ME LEMBRO DA CANTORA ALEMÃ COM AQUELE RIDÍCULO SOTAQUE, PARTO-ME A RIR.


    PIRRO

    ResponderEliminar
  76. Anónimo12:17

    O augusto queria ser a estrela! Mas ali a artista era a Filipa, não ele!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.