Slider

Lena vence e leva ESC para Berlim, Filipa fica-se pela 18ª posição

GD_9586-RESIZE-s925-s450-fit


A desde há muito favorita Lena, representante da Alemanha na Eurovisão de oslo, acabou mesmo por conseguir alcançar a primeira posição com o tema “Satellite”, garantindo uma vitória segura com 246 pontos para a Alemanha, que, se tudo correr como previsto, receberá o Festival Eurovisão da Canção 2011.

Os segundos classificados foram os maNga da Turquia, também considerados por muitos como possíveis vencedores, que com o tema “We could be the same” juntaram 170 pontos, seguidos de Paula e Ovi da Roménia, terceiros classificados com “Playing with fire”, que somaram 162 pontos.

No Top 10 ficaram ainda a Dinamarca, outra possível vencedora segundos as sondagens, com 149 pontos, o Azerbaijão com 145, a Bélgica com 143, a Arménia com 141, a Grécia com 140, a Geórgia com 136 e a Ucrânia com 108.

Os também favoritos Israel e Islândia ficaram muito mais abaixo na tabela de classificação, Israel na 14ª posição com 71 pontos e a Islândia na 19ª com 41.

O Bottom 5 ficou composto pelo Chipre, no 21º lugar com 27 pontos, os mesmo que a Moldávia, que ficou no 22º, pela Irlanda, no 23º lugar com 25 pontos, pela Bielorrússia, 24ª posição com 18 pontos, e finalmente, pelo Reino Unido, último com apenas 10 pontos.

A nossa representante Filipa Azevedo, apesar das esperanças num Top 10 que Oslo nos deu em 1996, acabou por receber apenas 43 pontos, o que correspondeu no final á 18ª posição. Mesmo assim, há que destacar que Filipa Azevedo ficou classificada em 4º lugar na primeira Semifinal, onde foi seleccionada para participar no derradeiro espectáculo do ESC2010.

Aqui fica a tabela ordenada da Final do Festival Eurovisão da Canção 2010:

esc2010_ftotal_ordenado

Como é tradição na Eurovisão, aqui fica a actuação da vencedora Lena e o tema “Satellite”…

Imagem © : Eurovision.TV

13
( Hide )
  1. Anónimo10:03

    Segundo o fórum, a EBU sondou o Reino Unido e a Alemanha para ver se podiam fazer o ESC, caso ganhasse algum país sem meios para o fazer (tipo Grécia)

    O Reino Unico deve ter respondido que não e vai daí ficou em último.

    A Alemanha deve ter respondido que sim, mas deve ter exigido uma contra-partida. :D

    E uma canção linda como a da Irlanda nos 3 últimos? Me poupe!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:14

    A Grécia com uma canção mexida ficou em 8º.
    A Georgia em 9º.

    A Filipa não tem culpa, mas tenho pena que não tenha ido o Canta por Mim

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:01

    Para ser sincero.... se a Catarina tivesse ido a Eurovisao
    tinha muitos mais pontos, acreditem
    eu gosto da Filipa ela canta bem, mas a musica nao era para uma >Eurovisao, espero que o Juri em POrtugal que pense melhor escolher as musicas, fiquei contente que a lena da nossa Alemanha ganhou
    ele é demais, uma rapariga normal, que nunca cantou e participou no Star für Oslo e ganhou, espero mesmo que para o ano Portugal leve uma cancao muito mais mexida e melhor,

    Ricco da Silva (Münster-Alemanha)

    ResponderEliminar
  4. Torço para cada país estrear o primeiro lugar, como foi em quase toda esta década (a exceção agora ficou com a Noruega no ano passado, que já havia ganho 2x...).

    ResponderEliminar
  5. RESUMO DO ESC2010:

    DAS SEMI-FINAIS PARA A FINAL: DO PRECEITO DA QUALIDADE AO ABSURDO DOS RESULTADOS

    SEMI-FINAIS:
    HONESTIDADE

    Tanto os júris nacionais como os telespectadores tiveram um comportamento íntegro, pois os resultados correspondem às PERFORMANCES, potenciados ou não pelos EFEITOS PERVERSOS da popularidade, da linhagem, da vizinhança e da diáspora e levaram para a final os melhores. A Suécia foi a única vítima porque não atrai os efeitos perversidade.

    FINAL:
    O FULGOR DA PERVERSIDADE E O TRIUNFO POPULARIDADE DA LENA

    Na final valeu mesmo tudo, todos se comportaram de forma indecorosa… verificou-se o efectivo fulgor da perversidade, tanto dos júris como dos telespectadores que ditaram a ordem final em função da popularidade, do “sex appeal”, da linhagem, da vizinhança da amizade e da diáspora. Até a Espanha fez esse joguinho de forma tão descarada quanto profissional e o mérito foi o último dos critérios.
    Da diáspora, não é de esperar outra coisa, mas os júris nacionais, cederam conjuntamente com o televoto e, contrariamente à manifesta honestidade das semi-finais, descaradamente subverteram e potenciaram ainda mais os pontos da popularidade, da linhagem, da vizinhança da amizade e do sex appeal.

    A popularidade da Lena ganhou a Eurovisão. Uma espécie de voto POR SIMPATIA do televoto e dos júris teve um efeito demolidor que deu um unânime 1.º lugar à ALEMANHA (que nem sequer fez muito por isso em termos de qualidade e desempenho em palco).

    CONCLUSÃO:

    Definitivamente este também não é o processo de avaliação adequado. É tão imperioso quanto urgente trazer a equidade à Eurovisão. Um processo tão simples quanto justo e correctivo.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:46

    Toc Toc- a eurovisão NUNCA foi justa. Houve SEMPRE votações nos vizinhos, etc. os portugueses já deviam saber disso há muito tempo - já levamos pérolas, mas os porcos apenas as ignoraram. tentar ver sentido nas votações em termos de justiça ou magicar em formas para trazer a justiça à eurovisão (que nunca existiu) é ridículo. Sabem como a coisa se endireitava? Havendo desistências -desaparecia a Eurovisão. Fala alguém que já foi grande fã do concurso, mas que abriu os olhos. A eurovisão é o mesmo que estar a assistir a um jogo de futebol entre dois países em que o árbitro é da mesma nacionalidade de um deles. Defender a Eurovisao é o mesmo que ser espectadores desses jogos viciados, gostar, e ainda contra os dias para o próximo jogo viciado... É apenas a minha opinião, claro, e não pretendo nem ofender nem convencer ninguém.

    ResponderEliminar
  7. NUNo14:48

    Já repararam que no próximo ano a final será só com 24 Países, menos um que os últimos 3 Festivais. Já que segundo as regras têm acesso directo à final os BIG 4 ( Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, e o País organizador). Neste caso a Alemanha é membro dos BIG 4 e organiza. Um país vai ser penalizado para o ano!!!!

    ResponderEliminar
  8. Nuno14:51

    Tal como nas Semi-finais, na Final só deverão votar os Países participantes, ou então, em vez dos países participantes, votavam países neutros,não envolvidos na Eurovisão, como por exemplo de Àfrica, Ásia, América e Oceania

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:33

    Eu não sei se um país vai ser penalizado para o ano. Mas qual a diferença? Isto é que me faz confusão - as pessoas ainda a preocupar-se por isto, a quererem dar sentido, já a contarem os dias para o próximo festival...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:02

    PORTUGAL NÃO PODE CANTAR EM INGLES É INJUSTO!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo01:14

    A música vencedora é muito linda... É fantástica mesmo... Nada repetitiva... UM ESPANTO!

    A intérprete esteve muito bem, se tivermos como ponto de comparação a Amy Winehouse com uma ganda pedra e com duas garrafas de vodka na pinha... Que tipa foleira. Faz lembrar a pinguça da novela da SIC, made in Globo... Hehehehe!

    Meus caros, a música da Alemanha é uma boa guinha, assim como a fulana que a canta. Puro jogo de interesses, muito comum neste certame. A RTP é conivente com isso, portanto, não se importa e arreganha sempre o seu lindo sorriso amarelo, para ressalvar que o interessante é participar!!! 18º lugar??? Tenham dó! A nossa música era, de longe, melhor que muitas que se posicionaram à frente, mas, como a RTP se está pouco lixando para isto, nem quis saber de apostar em algo mais... Enfim!

    ResponderEliminar
  12. Patricia16:32

    A música da Lena ñ é má...até é algo bastante diferente do habitual na eurovisão e só por isso merece pontos...só nunca pensei que ganhasse apesar de ser favorita pq a actuação da Lena era fraca e monótona...mas prontos.

    E sim coisas mto piores ficaram melhor classificadas que Portugal...e isso é triste(por um lado Portugal mereceu nem que seja para a RTP abrir os olhos pro ano)

    As regras têm de mudar lá isso é uma verdade...mas até que este ano a pontuação andou dispersa...pelos vários países.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:04

    Ainda que a canção seja "orelhuda" e que a intérprete crie empatia, era sem dúvida uma das mais fracas canções a concurso, que ganhou pela condição quase hegemónica da Alemanha numa Europa submersa numa crise de que não vai sair tão cedo, e em que apesar de todos quererem uma boa classificação, não se sentem capazes de organizar um evento de elevado orçamento, sem retorno imediato. Se Portugal levasse exactamente esta canção, nem sequer passava dos últimoslugares na semi-final!
    A própria televisão pública da Noruega, um país que até nem é parte da UE, mas até é o mais rico devido às reservas petrolíferas que detém no Atlântico norte, teve de abdicar dos direitos de transmissão do mundial este ano, pois arricava-se a entrar em bancarrota orçamental.

    Estava-se mesmo a ver a RTP a querer este encargo... Alimenta os sonhos e as esperança de fãs como nós! E não seremos assim tão pouco dadas as audiências do evento.
    Transmite-se a ideia de que este ano é que é, pode ser, poderá ser, poderia ter sido...ah, afinal estão todos contra nós! E no ano seguinte, alimentam-se novas esperanças... mas sempre com a ideia subjacente de que o ESC em Portugal está morto!
    Têm audiências, mas está morto. Depois chega-se à conclusão que as pessoas até se interessam, mas para o ano, lá para Abril, volta-se a pensar no assunto.
    Razão tinham os Homens da Luta! Se eles lá forem voto neles...acredito que pelo menos consigam mobilizar o país, e lembrá-lo que apesar de nunca se investir, Portugal se quer fazer representar na Eurovisão.

    Já em 96, e viviam-se os anos 90, em que não se aperatvam cintos, bnem se andava de tanga e que o despesismo no país era à rédea solta, me lembro que no dia da final, a Lúcia Moniz, foi entrevistada no Telejornal, assumindo a condição de favorita, mas dizendo igualmente com coragem e sem papas na língua, que a RTP pura e simplesmente não queria ganhar o ESC porque não queria esse encargo.

    E lá ficámos em 6º e ainda hoje a orgulharmo-nos da melhor classificação obtida até hoje...

    Proponho uma de duas soluções para o próximo ano:

    1. Ou boicotamos o Festival, e ninguém vê e via apoiar os concorrentes (algo que me parece que não vai ter adesão);

    2. Ou tentamos lixar a RTP: não podemos escolhera canção que nos representa, mas a aprtir do momento em que é escolhida, encarregarmo-nos nós, todos os fãs de criar um fenómenos de promoção em torno dela. Tentemos criar um fenómemno tipo Susan Boyle no youtube, com os fãs a cantar por Portugal fora. Tentemos criar uma mobilização geral no Facebook a favor da canção. Tentemos mandá-la a diversos amigos que tenhamos no estrangeiro e pô-la a circular Europa fora. Criemos chainletters de email com a música. Peçamos nos Discos Pedidos dos programas de radio. Levemos o título da canção para os concertos, estádios de futebol, etc. Ponhamos a música a tocar em altos berros nos nossos carros. Criemos uma onda de dinamização que obrigue a RTP a aceitar que tem de fazer alguma coisa pela canção, pelos intérpretes, por nós e pela música portuguesa!

    Eu acredito que somos capazes!

    Lisboa 2012?

    Hugo Luís

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.