Slider

[Opinião] FC2010: audiências da 1.ª semifinal

12
Fonte: Mediamonitor
Foto (c): RTP

Ontem realizou-se a primeira semifinal do Festival da Canção 2010 e as audiências do programa não foram muito positivas, apesar de não terem baixado os números de audiência a que a RTP 1 está habituada no horário nobre. Vamos a números. O Festival da Canção foi transmitido na RTP 1 entre as 21h34 e as 23h15. No total, o programa fez 7.1% de rating e 19.1% de share. Durante este período, a concorrência comportou-se assim: as novelas da TVI Meu Amor (que começou às 21h32) e Deixa Que Te Leve (que começou às 22h20) mantiveram os elevados números a que estão habituadas: 15,8% de rating e 39,8% de share para a primeira e 14,7% de rating e 40,4% de share para a segunda. A SIC, pelo contrário, já sofreu com o Festival da Canção, tendo-se assistido a uma transferência de público desta para a RTP à hora do Festival. A Grande Reportagem da SIC (cujo final apanhou o início do FC) apresentou 8,1% de rating e 20,1% de share; quanto à novela Perfeito Coração (que começou às 22h00), fez 7,2% de rating e 18,7% de share, o que é um resultado abaixo daquilo a que esta novela está habituada a fazer (costuma rondar os 25% de share, mesmo contra as novelas da TVI). Estes números, apesar de não serem desoladores para a RTP, mostram que, embora todo o esforço que a estação fez este ano para recuperar um grande espectáculo de televisão como é o Festival da Canção, talvez seja preciso repensar duas coisas: primeiro, a promoção feita ao programa, que, se tivesse sido mais visível, provavelmente mais público teria sido captado; segundo, a realização das semifinais a uma terça e quinta-feira, ou seja, a meio da semana, poderá ter afastado muito público que trabalha e que tem mais tempo para ver televisão ao fim-de-semana (aliás, o Campo Pequeno ontem estava longe de estar cheio). Bem sabemos que do ponto de vista financeiro é muito mais rentável alugar uma sala de espectáculos e fazer os três programas apenas numa semana do que em duas ou três semanas, no entanto, estes são os pontos fundamentais que a RTP terá de repensar para o ano se quiser ter um programa de televisão rentável do ponto de vista das audiências (a RTP, apesar de ser um canal de serviço público, tem publicidade e por isso estas questões se levantam). Vamos agora ver se estes números se repetem na segunda semifinal, ou se, porventura, eles não terão sido fruto do "efeito-novidade" da primeira semifinal.
12
( Hide )
  1. Anónimo11:53

    a rtp fez um execelente trabalho este ano.
    espero k as audiencias nao comprometam o futuro do FC.

    FGonçalves

    ResponderEliminar
  2. Hugo12:17

    Que audiencias estavam a espera a uma terça-feira a noite?Televisivamente,ainda se viu muito publico,apenas as bancadas laterais não estavam compostas,as pessoas estam habituadas as suas novelas a essa hora,faz parte duma rotina,RTP fez um excelente resultado,dispensa-se estes comentarios as audiencias derrotistas!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:53

    a não esquecer que muitos dos fãs do Festival da Canção estavam no Campo Pequeno... há que o ter em conta...


    só espero que com isto não voltem à história do Teatro Luis de Camões

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:16

    Concordo com o Hugo!
    Esperem por Sabado, depois falamos!
    Gostei do facto de estar Sempre a passar o spot publicitário em alusão a 2ª Semifinal!
    Pena mesmo as canções não corresponderem á qualidade da RTP este ano.
    Muitos parabéns RTP!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:43

    Faltou muito mais publicidade na tv e cartazes no campo pequeno. Quem passa pelo campo pequeno so percebe que o FC e a rtp estao lá por causa das carrinhas! O palco é optimo! Senti que estava a ver a eurovisao mas em portugues, só aquele logotipo foleiroso de escola primária é que se dispensava!

    ResponderEliminar
  6. Sérgio Guitarra14:23

    Acabem com os comentários derrotistas e fatalistas. O FC já não é o que era! Já não temos o povo a torcer para ver que notas consegue atingir a Tonicha, que música brejeira e engraçadita escolheram os Bric-a-Brac, se o Carlos Alberto Moniz e a Maria do Amparo vão saltar como doidos quando cantarem ou se o Samuel vai quebrar corações com as suas baladas de fazer chorar as pedras de todas as calçadas portuguesas.

    A RTP tem de dar um PASSÃO em frente: acabem com a tolice de só aceitarem músicas em português, comecem a ousar e a convidar artistas conhecidos, paguem-lhes bem!, e vão ver que as canções vão sair bonitas, de qualidade e eurovisivas qb para obtermos melhor que um 6º lugar.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:32

    "acabem com a tolice de só aceitarem músicas em português"

    * uma das principais razões para a RTP nunca ter conseguido bons resultados é a sua FALTA DE FLEXIBILIDADE. Quando é que a RTP se lembra de levar rock à Eurovisão, ou bossa nova, ou samba, ou kuduro, ou italo-disco, ou Hi-NRG, ou soul (uma voz quente africana à la Barry White ou Isaac Hayes que imagino que deve haver em Portugal), ou... A RTP podia COMEçAR por apostar em GE'NEROS MUSICAIS diferentes dos que tem levado até agora. Mas pronto, é preciso que as coisas mudem para que continue tudo na mesma, não é? Segundo a RTP so' determinado tipo de canção e so' canções em português é que são "portuguesas" e é que merecem representar Portugal. E depois os resultados estão à vista.

    *Cantar em inglês não significa imediatamente bons resultados. Além disso, nem toda a gente pode/sabe cantar em inglês (sem pronu'ncia demasiado carregada). E depois, nem todas as canções pedem inglês: Flor-de-lis, Vânia Fernandes & Sabrina tinham mesmo de cantar em português; Nonstop, 2B e Sofia Vito'ria tinham de ter ido pelo inglês...

    *E depois, é de facto triste que uma canção em português NUNCA tenha ganho a Eurovisão ou sequer tenha estado perto de ganhar. Portugal e a li'ngua portuguesa mereciam mais. Mas neste ponto a RTP (que tem sido a nossa u'nica representante) tem mesmo é de ser VERGASTADA. VERGASTADA COM CHICOTE E REQUINTES DE SADISMO. Porque não é agora que a Grécia, a Turquia, a Sérvia e a Finlândia ganharam, que a RTP tinha que se lembrar que também quer ganhar. A RTP tinha que ter ganho a Eurovisão com uma canção em português o mais tardar nos anos 90. A RTP TINHA QUE TER QUERIDO GANHAR NOS ANOS 90 E TINHA QUE TER FEITO POR ISSO. Nos anos 60, 70, 80 não havia dinheiro e a RTP não tinha condições para organizar o festival. Esta' certo e esta' muito bem. Mas a partir dos anos 90 a RTP tinha que ter mudado de atitude e de ter mostrado vontade de ganhar.

    *Se com 20 pai'ses a participarem ja' não ia ser nada fa'cil uma canção portuguesa (seguindo os moldes da RTP) ganhar, com 40 pai'ses as coisas tornaram-se ainda mais complicadas.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:29

    Martim de Deus Menisco, já estou como o outro: "Se a tua luz não te ilumina, não tentes apagar a minha!" -.-'

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:53

    @ ano'nimo das 8:29PM

    não, não me parece que queira apagar a luz de quem quer que seja... muito simplesmente não concordo muitas vezes com as escolhas que a RTP faz... e acho que podia haver uma atitude mais liberal, menos conservadora nessas escolhas... é tudo.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  10. Pedro Mourão01:27

    Parabéns RTP! Vão ver subir as audiências, sobretudo no Sábado!

    ResponderEliminar
  11. Marta13:13

    Não é fácil mudar os hábitos das pessoas, muito menos em termos televisivos. Eu sei porque durante muito anos só vi SIC e o Festival da Canção passava-me completamente ao lado.
    É preciso publicidade! Grandes postares nas paragens do autocarros, nas ruas, aonde for.
    RTP, aprecio o vosso esforço, mas bora para a frente!
    Catarina, estou contigo!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:19

    Concordo com a seleccao interna porque:
    - Estamos num país pobre e nao se entende o dinheiro gasto num festival, que tem menos audiencias que o concurso do Malato.
    - Prefiro a seleccao inetrna de um cantor ou grupo de renome nacional, com 3 ou 4 cançoes e o povo escolhia a melhor).
    - Parte do dinheiro investido no Festival passaria a ser de cachet para esse grupo, e respectiva equipa, para fazer um clip e alguma promocao.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.